Cuidados com os Cristais

Como Identificar se a Turmalina Negra é Real ou Falsa? 7 Maneiras

Turmalina vem em muitas cores, então pode ser difícil distinguir entre turmalina negra real e falsa.

No entanto, existem alguns sinais reveladores que você pode procurar. Se você não tem certeza da cor da sua pedra, consulte um gráfico de turmalinas.

1) Forma da Pedra

Observe a forma da pedra.

Ela é arredondada ou angular?

Rochas falsas geralmente têm formas angulares com bordas afiadas, enquanto as pedras naturais tendem a ser mais arredondadas.

2) Superfície da Gema

Em seguida, inspecione a superfície da pedra preciosa; pedras falsas muitas vezes têm muitas impurezas visíveis em sua superfície, enquanto as pedras genuínas são mais lisas.

3) Teste da Luz

Coloque a gema contra um fundo branco e ilumine-a por trás; se alguma luz passar pela pedra, é provável que seja falsa, pois a turmalina negra genuína apenas refletirá a luz em vez de deixá-la passar.

Existem Cristais de Turmalina Negra Falsos?

Muitos cristais de turmalina negra disponíveis no mercado não são reais.

A primeira coisa a procurar é a cor. Se tiver um tom amarelado, então é provavelmente falso. Em seguida, pegue um ímã e veja se alguma turmalina preta gruda nele.

Se não grudar, então provavelmente são falsas também. Observe a forma da pedra.

Pedras falsas serão cortadas em quadrados ou retângulos, enquanto as pedras reais têm forma de esferas ou ovais.

Também é possível dizer a idade da sua turmalina negra olhando para o seu brilho, que pode ter desbotado ao longo do tempo.

Quando você segura uma pedra falsa ao lado de uma janela, você deveria ver cores refletindo nela.

No entanto, ao conter uma turmalina negra genuína ao lado da janela, você só deveria ser capaz de ver tons escuros e nunca cores.

As Propriedades Espirituais de um Cristal Falso

Turmalina Negra

As turmalinas são frequentemente falsificadas, e você precisará conhecer algumas diferenças-chave entre turmalinas negras reais e falsas.

  • Cristais falsos são mais claros na cor do que os reais;
  • Cristais falsos têm um brilho metálico, enquanto os reais têm um brilho vítreo;
  • Além disso, os cristais falsos produzirão um tipo diferente de luz fluorescente do que os reais, com cores variando de verde a amarelo ou vermelho.

O cristal falso não tem propriedades espirituais, pois não tem efeito de cura no seu corpo, já que não conduz eletricidade.

E por último, se você encontrar quaisquer rachaduras na superfície da sua turmalina negra, então isso significa que não é autêntica.

Rachaduras em pedras como essas são causadas apenas pelo aquecimento, que pode mudar a cor ou alterar outras propriedades como densidade.

Como Identificar se a Turmalina Negra é Real? 7 Maneiras

Quando se trata de gemas naturais, a autenticidade pode ser difícil de determinar. Com a Turmalina Negra, no entanto, existem alguns testes críticos que você pode fazer para garantir que está obtendo a coisa real.

1) Aparência Física

A turmalina negra é um mineral natural que pode ser encontrado em vários lugares ao redor do mundo.

Tem uma aparência física muito distinta, e algumas pessoas podem ser capazes de dizer se é real ou não apenas olhando para ela.

Uma das primeiras coisas que você pode notar sobre a turmalina negra é sua cor. Será uma cor preta intensa, sem outras cores.

Outra coisa que você pode ver é a estrutura cristalina.

Existem duas maneiras pelas quais os cristais de turmalina negra são estruturados: prismas hexagonais ou feixes de agulhas finas.

Outra forma de identificar a autenticidade da sua turmalina negra é através do seu peso. Uma peça real deve parecer pesada para o seu tamanho em comparação com uma falsa.

2) Teste de Arranhão

As turmalinas podem ser pretas, marrons ou verdes.

A única maneira de saber com certeza qual é a cor da sua turmalina sem fazer um teste de arranhão seria olhando os cristais sob um microscópio.

Se você tiver uma peça áspera de quartzo e papel de lixa, pode usar isso para fazer o teste de arranhão.

Com o papel de lixa de um lado e o quartzo do outro, esfregue-os juntos para criar abrasão na superfície de ambos os pedaços.

Esfregue os dois um contra o outro com pressão média até ver onde seus caracteres se encontram.

Você deve olhar para esses dois pontos para ver qual está arranhado mais profundamente. Se for o ponto de quartzo, sua turmalina é provavelmente uma pedra preciosa real; caso contrário, é apenas outro tipo de cristal.

Você também pode tentar usar papel alumínio em vez de papel de lixa para evitar arranhar qualquer outra coisa enquanto realiza este teste.

3) Teste de Sal

Se você tiver um saleiro, pode usá-lo para testar sua turmalina negra.

Derrame um pouco de água na pedra e, em seguida, pegue um pouco de sal e polvilhe-o sobre a pedra molhada.

Você deverá ver cristais se formarem imediatamente. Às vezes, isso acontece tão rapidamente que você não precisa esperar por mais nada.

Mais uma vez, este é um método fácil de saber se sua turmalina negra é real ou não, porque o sal só reage com pedras reais como a turmalina negra e não com falsas.

4) Teste do Fogo

As turmalinas têm uma propriedade piroelétrica, produzindo uma carga elétrica quando aquecidas. Segure a pedra na chama de uma vela e veja se ela produz faíscas.

Se houver faíscas, então a pedra pode ser real.

5) Teste de Queima

O Teste de Queima – Coloque a pedra em uma chama. Se ela queimar brilhantemente, não é real. Coloque a pedra no fogão e ligue o queimador. Se começar a soltar fumaça ou pegar fogo, não é real.

O Teste da Placa Quente – Coloque a pedra em cima de uma placa quente. Se ela não reagir, então não é turmalina negra de verdade!

6) Teste de Magnetismo

As turmalinas são paramagnéticas, o que significa que são atraídas por um ímã.

Então, uma maneira de testar se sua turmalina negra é real é usando uma atração sólida e vendo se ela gruda.

  • Se a pedra grudar, não é real porque os ímãs devem repelir todas as turmalinas genuínas.
  • Se a pedra não grudar, mas deixar um resíduo de poeira ou pó branco na superfície, pode ter sido tratada com bórax (um processo conhecido como borato) ou embebida em ácido clorídrico.

7) Teste de Gelo

O Teste de Gelo – Encha um copo de água e coloque a pedra dentro.

Se não houver bolhas ou vapor subindo dela, então não é real. Este teste é a maneira mais simples de saber se sua turmalina negra é falsa.

Existe uma maneira fácil de saber se sua turmalina negra não é real: toque nela com o dedo!

As turmalinas podem ser tratadas termicamente para que sejam mais complicadas do que o normal e não arranhem tão rapidamente quanto você esperaria.

Como Identificar Rapidamente a Turmalina Negra Falsa?

Pedras Negras

Se você quiser saber se sua turmalina negra é real ou não, você deve observar a dureza e a densidade da pedra preciosa.

A escala de dureza vai de 1 a 10, sendo 10 o mineral mais difícil de arranhar. Infelizmente, nem sempre é fácil testar a dureza de uma pedra.

Para testar a dureza de uma pedra, use uma agulha ou um objeto afiado e tente arranhar a superfície da pedra.

Para identificar a turmalina negra falsa imediatamente, esfregue a pedra em um pano para ver se algum tipo de fiapo gruda nela.

Se não houver partículas, isso pode indicar que esta turmalina negra pode ser falsa.

Certifique-se de que o polimento da turmalina negra esteja brilhante e suave ao ser esfregado contra a luz.

Ao procurar falhas em gemas como a zona de cor, certifique-se de que estão uniformemente espaçadas por toda a pedra.

Conclusão

A gema turmalina negra pode ser encontrada em muitas formas, tamanhos e cores. É desafiador distinguir entre uma pedra sintética ou natural.

A melhor maneira de ter certeza é através de um teste de laboratório. Se você não puder pagar por essa opção, aqui estão várias maneiras de dizer se sua turmalina negra é real

  • Verifique seu peso. As turmalinas negras naturais sempre pesarão mais do que as sintéticas porque contêm material mais denso;
  • Compare sua cor com outras espécimes do mesmo tipo de rocha conhecido por ser genuíno. Você também pode compará-lo com outras pedras com colorações semelhantes, como ônix, pirita, calcedônia e ametista;
  • Olhe para a transparência da pedra. A turmalina negra pura deve ser completamente opaca, enquanto os simuladores serão translúcidos;
  • Veja como é brilhante sob a luz. Uma turmalina negra real deve refletir a luz de sua superfície como um espelho, enquanto as falsas tendem a parecer mais opacas em comparação;

Então, você já sabe como identificar cristais falsos como a Turmalina Negra? Por favor, sinta-se à vontade para deixar seus comentários abaixo!


Descubra mais sobre Harmonia Cristais

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jessica Fulgoni

Meu amor por cristais me levou a criar Harmonia Cristais. Aqui eu compartilho todas as minhas experiências, conhecimentos e dicas para obter todos os benefícios espirituais dos cristais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Garanta o Seu Agora!

Baixe o seu Guia de Cristais e Mapa de Chackras

Faça o Download do Guia de Cristais e Mapa de Chackras, com os 25 cristais mais importantes com propriedades e funções de cura. Tenha na palma de sua mão quando quiser ou imprima para estudar.

mockup-1