Curiosidades

Por Que Minha Ametista Está Ficando Branca e Transparente? Respondido!

Sua ametista está ficando branca, tornando-se transparente ou perdendo a cor? Então, você precisa ler este artigo.

A ametista é uma das pedras roxas mais comuns atualmente, entre muitas outras.

Usar este cristal como joia ou carregá-lo consigo abre você para os benefícios da energia do quartzo, como acreditam os especialistas holísticos e curandeiros energéticos.

A ametista é um impulsionador natural do humor. Ela alivia o estresse, a ansiedade e acalma um coração agitado.

A ametista está associada à realeza devido à sua incrível coloração vermelho-roxa.

Essa coloração roxa, causada pelo ferro e outros elementos minerais que compõem a ametista, geralmente varia entre tons profundos e claros, mas sempre intensos.

No entanto, a coloração roxa da ametista pode mudar devido a vários fatores, e a grande pergunta sobre por que isso acontece será respondida à medida que você continuar lendo.

A Ametista Pode Mudar e Perder a Cor?

Sim. A ametista pode mudar e perder sua cor inicial, assim como qualquer outro cristal da família do quartzo.

Quando ela muda para outras cores além do branco, ela deixa de ser ametista e se torna outro cristal conhecido como citrino.

Alguns dos componentes que causam a coloração roxa, como Titânio e Ferro, podem ser alterados, resultando na mudança da cor roxa original para outras cores.

Se exposta ao calor por um longo período, a ametista pode se tornar verde, marrom ou amarela, perdendo sua cor roxa.

A Ametista Desbota ao Sol?

Ametista

Sim, ela definitivamente desbota ao sol.

A ametista desbota ao sol devido ao calor intenso e à luz solar.

A exposição contínua à luz solar, especialmente por períodos muito longos, pode causar trocas de elétrons entre os componentes de ferro e oxigênio da ametista.

Isso pode levar ao seu desbotamento.

Por Que Minha Ametista Está Ficando Branca?

O ferro é um dos principais componentes da ametista e também um fator importante na coloração roxa da ametista.

No entanto, a falta de ferro no cristal pode fazer com que o cristal se torne branco.

Quando o ferro na sua ametista começa a diminuir, talvez devido a flutuações causadas por mudanças ambientais, sua ametista gradualmente se torna branca.

Descubra se você deve usar ametistas todos os dias.

Por Que Minha Ametista Está Ficando Transparente Com o Tempo?

Ametista transparente

A ametista é bastante clara em aparência e é frequentemente chamada de “limpa aos olhos”, descrevendo como está livre de inclusões que o olho nu pode ver.

A clareza da ametista é uma das melhores maneiras de verificar sua autenticidade ao comprá-la.

Ela mostra que foi refinada e polida, o que permite que funcione em suas propriedades de cura e bem-estar como deveria.

No entanto, se sua ametista está ficando transparente ao longo do tempo, em termos de um tom mais claro do que sua cor original, pode ser um sinal de descoloração pela luz solar.

Aprenda aqui como carregar e limpar seus cristais de ametista.

5 Razões Pelas Quais Sua Ametista Está Mudando de Cor

Ametista

Cristais são pedras peculiares com componentes minerais que reagem a mudanças e até mesmo passam por fases de crescimento.

A ametista, mesmo sendo um membro da popular família de cristais do quartzo, não é uma exceção.

A ametista tem formas específicas de ser manuseada em termos de uso e cuidado. Isso influencia em grande medida a reação de seus componentes, que pode levar a certas mudanças na ametista como a mudança de cor.

Aqui estão 5 razões pelas quais sua ametista está mudando de cor:

1) Calor

Algumas pessoas aquecem sua ametista visando alterar seu tom de cor para fins estéticos. No aquecimento, ocorre uma troca de elétrons entre os átomos de oxigênio dentro da ametista, alterando a cor.

Quanto mais altas as temperaturas e maior a exposição ao calor, mais intensa é a troca de elétrons, resultando em cores mais sérias.

A ametista pode passar de roxa para marrom, branco, amarelo, laranja e até mesmo um verde claro.

Isso também pode acontecer naturalmente devido a fatores terrestres, como um ambiente extremamente quente e luz solar.

Sua ametista está quebrando? Veja aqui tudo o que você precisa saber.

2) Exposição à Luz Solar

Expor sua ametista à luz solar e UV pode alterar sua cor. Um grau forte de luz, em geral, pode causar mudança de cor na ametista.

Se você perceber que sua ametista está mudando de cor, verifique onde está guardando-a. Não a mantenha próxima a uma janela para garantir que não desbote com o tempo.

Além disso, usar novos sanitizadores UV para higienizar sua ametista pode alterar sua cor devido à exposição ao UV. Limpadores ultrassônicos são mais adequados e seguros.

3) Limpeza com Água

Os depósitos causados pelas manchas de água que secam brancas em superfícies metálicas, como pias, são minerais deixados para trás quando a água evapora.

Ao limpar sua ametista com água, esses mesmos depósitos minerais podem se acumular nas rachaduras do seu cristal.

Se uma quantidade suficiente desses minerais se acumular nas partes rachadas da sua pedra, ela pode se tornar branca e pálida.

4) Falta de Ferro

A ametista tem um dos maiores conteúdos de ferro entre todos os minerais dos quais é composta. O ferro e até mesmo impurezas de magnésio no quartzo conferem à ametista sua incrível cor roxa.

Condições ambientais que podem fazer flutuar o conteúdo de ferro na ametista podem levar à sua falta, o que pode gradualmente resultar em uma mudança de cor, especialmente para o branco.

5) Mudanças nas Condições Ambientais

Mudanças naturais nas condições ambientais, como calor extremo e frio e temperatura, podem alterar a cor da sua ametista.

Causado pelo homem, colocar sua ametista perto de um radiador, unidade de AC, banho quente, janela, sala fria ou aquecedor pode ser a razão pela qual sua ametista está mudando de cor.

Observe que ametistas brutas e não polidas são mais vulneráveis a isso.

Descubra por que você não pode usar ametista e cornalina ao mesmo tempo.

Conclusão

Como uma consideração final, a maioria das causas da mudança de cor das ametistas são científicas.

No entanto, como é altamente recomendada para cura mental e emocional, como tristeza, luto e negatividade para felicidade e positividade em certos medicamentos, especialistas holísticos e curandeiros energéticos também têm um ponto de vista sobre a causa da mudança de cor da ametista.

Do ponto de vista espiritual deles, a mudança de cor significa que sua ametista está ressoando com muita energia negativa ou ruim e precisa ser limpa o mais rápido possível.

Mas, em geral, é bom que você melhore a cor da sua ametista se ela mudar ou evite mais descoloração para continuar desfrutando das propriedades maravilhosas de seu precioso cristal.


Descubra mais sobre Harmonia Cristais

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Jessica Fulgoni

Meu amor por cristais me levou a criar Harmonia Cristais. Aqui eu compartilho todas as minhas experiências, conhecimentos e dicas para obter todos os benefícios espirituais dos cristais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Garanta o Seu Agora!

Baixe o seu Guia de Cristais e Mapa de Chackras

Faça o Download do Guia de Cristais e Mapa de Chackras, com os 25 cristais mais importantes com propriedades e funções de cura. Tenha na palma de sua mão quando quiser ou imprima para estudar.

mockup-1